Fundamentando a revolução quântica: artigo do Prof. Guilherme Penello Temporão publicado no periódico Nature Physics

Em um artigo publicado na Nature Physics, membros do Comitê Técnico em Metrologia Quântica da Confederação Internacional de Medidas (IMEKO) – dentre os quais o prof. Guilherme Temporão do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) e do Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PósMQI) da PUC-Rio – exploram o papel crítico dos Institutos Nacionais de Metrologia (INMs) na revolução quântica.

Você deve ter ouvido falar em como a física quântica está causando uma revolução iminente da ciência e tecnologia, e em seu potencial para tornarem possíveis a computação quântica e a criptografia inquebrável. Essa nova era quântica é fundamentada pela metrologia, a ciência da medida.

Efeitos quânticos são inerentes ao sistema internacional de unidades, o SI. Os INMs – incluindo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Brasil, o INMETRO – são os responsáveis pela implementação do SI, o que requer deles o máximo domínio de controle quântico. Baseados nessa expertise, os INMs desempenham um papel fundamental na evolução das tecnologias quânticas, desde o desenvolvimento de novos dispositivos para geração e detecção de quanta individuais como na melhoria da compreensão de novos materiais, como o grafeno.

Com a revolução quântica em andamento, a necessidade por padronizações, testes e avaliações independentes dessas novas tecnologias é crítica. Cabe aos INMs prover esse apoio que permite inovação e industrialização responsáveis. Desde tecnologias estabelecidas, como geração de números aleatórios, a tecnologias menos maduras como a computação quântica, seus desenvolvimentos são apoiados pela metrologia e pelas avaliações e verificações imparciais que ela fornece. Essa expertise e imparcialidade são necessárias para se escrever as regras – ou seja, os padrões – a serem seguidas pelas novas tecnologias. Em um ciclo virtuoso, estaremos preparados para explorar novas tecnologias quânticas para o benefício da própria metrologia que, por sua vez, trará benefícios a toda a sociedade.