Área de concentração

Em 29 de outubro de 2003 foi aprovada pelo CEP (Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-Rio) a proposta de uma nova estrutura de programa acadêmico e um novo modelo de atuação mais adequado aos dias atuais e às novas demandas e expectativas dos setores demandantes de pesquisa e de recursos humanos em Metrologia.

A nova proposta não apenas ampliou o escopo do Programa de Pós-graduação em Metrologia, como também introduziu melhorias relacionadas à sua estrutura de gestão. Também apresentou soluções para vulnerabilidades identificadas.

Assim, redefiniu-se o título e a área de concentração do Programa, sinalizando uma melhor definição de seu escopo para incorporar as novas demandas em metrologia (metrologia na saúde, metrologia química, meio ambiente, agricultura, comércio, negócios etc.), contrapondo-se à denominação original, excessivamente centrada nas necessidades da indústria. Na nova configuração proposta, o título do Programa passou a ser “Programa de Pós-Graduação em Metrologia”, assim preservando a sua generalidade, e o nome da área de concentração (anteriormente denominada “Metrologia para Qualidade Industrial”) passou a ser “Metrologia para Qualidade e Inovação” (preservando-se a SIGLA já consagrada, manteve-se o “I” de “Industrial” que passou a denotar “INOVAÇÃO”, sinalizando a nova filosofia mais abrangente do Programa). Esta proposição resolveu também (i) imprecisões e incompatibilidades entre as denominações atribuídas pela CAPES e pela PUC-Rio e (ii) impropriedade no nome da área de concentração homologada pela CAPES, que hoje a denomina simplesmente por “metrologia”, que, na verdade, refere-se à área do conhecimento.