Objetivos

O objetivo central do Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) da PUC-Rio é a formação e a capacitação de recursos humanos especializados em metrologia e suas áreas correlatas para suprir necessidades do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). Mais especificamente, visa formar profissionais com sólidos conhecimentos em áreas da Tecnologia Industrial Básica para suprir necessidades específicas de empresas e organizações que desejam direcionar o treinamento e a formação de seus profissionais para áreas específicas voltadas ao desenvolvimento da competitividade e do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o PósMQI objetiva especializar a formação de engenheiros, físicos e químicos já bem formados, capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência e a tecnologia das medições.

Resultante de uma ação interministerial do Governo Federal para suprir recursos humanos especializados em áreas críticas da competitividade industrial, o PósMQI teve início com uma única área de concentração, denominada Metrologia para Qualidade Industrial. Resultado da congregação de esforços, competências e infraestruturas laboratoriais do Centro Técnico Científico da Universidade, o PósMQI rapidamente consolidou-se como Programa interdepartamental do Centro. No contexto de sua visão ampla da ciência, da tecnologia (e da arte) das medições, preconiza a educação e a pesquisa em metrologia segundo um modelo sistêmico de sustentabilidade, que integra 3 dimensões do desenvolvimento sustentável das organizações (econômica, social e ambiental). Uma visão que transcende o uso da metrologia tão somente como instrumento de competitividade industrial e de melhoria de produtos e processos que disputam mercados competitivos. Uma visão mais ampla sobre o uso das medições como instrumentos de preservação do meio ambiente, de avaliação da qualidade do ar, da água e das condições de vida como um todo. No contexto dessa nova lógica da inovação e da sustentabilidade, formalizou junto à CAPES a mudança de sua área de concentração, que evoluiu para “metrologia para qualidade e inovação”, preconizando a sustentabilidade em uma de suas linhas de pesquisa.

Dentre os muitos benefícios e impactos da metrologia, normalização, qualidade e inovação, incluem-se: introdução de novos padrões e novas técnicas de medição; avaliação e expressão da incerteza da medição; avaliação da conformidade, aumento da confiabilidade metrológica e redução das incertezas associadas às medições; instrumentação e sensoriamento inteligente, integração e automação da medição; melhoria das tolerâncias em processos de fabricação; racionalização da produção; gestão da qualidade e de não-conformidades, auditorias metrológicas; otimização de processos de P&D com a incorporação da inovação; ganhos de produtividade em setores de serviço com o desenvolvimento de padrões e certificações; redução do desperdício. Quanto à normalização, destacam-se a sistematização e racionalização de métodos e processos de produção e de gestão empresarial e industrial. A codificação dos métodos e processos de forma universal permite, por sua vez, que possam ser introduzidos de forma harmônica nos diferentes segmentos da economia. Em síntese, uma articulação do conhecimento aplicado que contribui para a promoção da competitividade e melhoria de processos e produtos e para a qualidade de vida do cidadão na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Vinculado às Engenharias III da CAPES, o Programa beneficia-se da diversificada formação acadêmica e científica do seu corpo docente, originário de vários departamentos e instituições, que coopera no desenvolvimento de novas interfaces. Ao propor projetos cooperativos explora novas interdisciplinaridades, contribuindo para a integração interdisciplinar.

Além da formação de professores e pesquisadores para o meio acadêmico, o Programa capacita profissionais para o mercado de trabalho. Promove uma efetiva aproximação com empresas ao direcionar seu esforço de pesquisa para projetos que reflitam a solução de problemas reais que requeiram conhecimentos avançados de metrologia, qualidade e inovação.

Fundamentado no sucesso de sua experiência nos últimos anos e atento às novas demandas metrológicas advindas de uma sociedade da inovação e da informação (ainda em gestação no Brasil), o Programa continuará evoluindo. Suas ações se encaminharão no sentido de preencher um vazio existente na formação de profissionais com vocação interdisciplinar em metrologia e com sólidos conhecimentos em TIB, Gestão da Inovação e Sustentabilidade.

O recentemente elaborado Plano Estratégico do PósMQI (anexado ao item 1.3 desta Proposta), declara os seguintes direcionadores estratégicos: 

A

Missão

Atuar como um Programa de excelência e inovação em ensino e pesquisa em Metrologia e suas áreas correlatas, formando mestres de alto nível, com competências distintivas e senso crítico para atender às demandas da sociedade.

A

Visão

Fortalecer-se como centro de ensino e pesquisa de padrão mundial em Metrologia e suas áreas correlatas, comprometido com o avanço da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do país.