Seleção de Candidatos

Pré-requisitos- Inscrições- Bolsas-

O candidato ao Mestrado em Metrologia para a Qualidade e Inovação deverá possuir Diploma de Graduação em Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins. A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação, plano de estudo proposto e uma entrevista.

Edital de Candidatura disponível em PDF no site principal da PUC-Rio

informações para alunos estrangeiros (information for foreign students)

 O processo de seleção dos candidatos ocorre em duas fases subseqüentes:

  • avaliação com base na documentação do candidato (histórico escolar, curriculum vitae, duas cartas de recomendação, proposta de plano de estudo) e;
  • entrevista mantida com os candidatos selecionados na fase anterior (percepção do comprometimento e motivação, vínculos e interesses institucionais, defesa do plano de trabalho).

Em função do número de candidatos, a coordenação reserva-se o direito de impor uma prova escrita (conteúdo, raciocínio e habilidades, conhecimento de segundo idioma) como parte do processo de seleção. O resultado do julgamento é formalizado a todos os candidatos inscritos por meio de carta da Coordenação do Programa.

O mestrando deverá cursar um total de 24 créditos distribuídos da seguinte forma:

  1. 7 disciplinas obrigatórias;
  2. Mais eletivas e optativas a serem selecionadas a critério do orientador. 

Complementarmente, deverá matricular-se na disciplina Seminário de Mestrado, sem direito a crédito. O objetivo deste seminário é permitir uma atualização permanente para acompanhar os avanços do setor.

O aluno deverá, ao final do primeiro ano, apresentar uma proposta de dissertação, a ser desenvolvida ao longo do segundo ano do curso, cujo tema deverá contribuir para o aperfeiçoamento da Metrologia e suas aplicações na qualidade de produtos e serviços, competitividade e melhoria da qualidade de vida.

Em conformidade com o regulamento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da PUC-Rio, como requisito adicional, o programa requer também:
  • o conhecimento de um segundo idioma e
  • o desenvolvimento, defesa e aprovação de uma dissertação de Mestrado.
Prazos
O prazo máximo previsto é de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser, excepcionalmente, prorrogado, conforme regulamentação da PUC-Rio.